Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

sábado, 21 de julho de 2012

Recursos Energéticos

Catarse

Avaliação:
Dividir a sala em dois grupos. Um grupo irá defender o uso dos recursos renováveis e o outro irá defender o uso dos recursos não-renováveis. Cada equipe terá que ter um juíz, um advogado de defesa e um promotor. Eles terão que apresentar argumentos que defendam o uso dos recursos energéticos.

Critérios para avaliação:
*Criatividade
*Poder de persuasão
*Pontualidade
*Participação

Objetivo: Perceber se os alunos entenderam a importância dos recursos energéticos e quais os efeitos positivos e negativos que eles podem trazer para nossa sociedade.

Texto síntese:

A primeira forma de energia que o homem utilizou foi o esforço muscular (humano e de animais domesticados), a energia eólica (vento), e a energia hidráulica, obtida pela corrente dos rios. Posteriormente, com a Revolução Industrial, na segunda metade do séc. XVIII e no séc. XIX, surgem as modernas máquinas, sendo as fontes de energia mais utilizadas a madeira e o carvão.
No século XX, com a invenção do motor de explosão, o petróleo começou a ser o principal recurso energético.
Atualmente, os recursos energéticos que podem ser utilizados pelo homem são de dois tipos: não renováveis e renováveis.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são recursos não renováveis isto é, um dia se esgotarão completamente; eles também são muito poluidores, pois o seu uso implica muita poluição do ar. Assim, o Homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas para suprimir as suas necessidades e eliminar os problemas ambientais. Das alternativas possíveis são a energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica, marés, ondas, biomassa e biogás.
As fontes de energia estão ligadas ao tipo de economia: quanto mais industrializada ela for, maior será o uso de energia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário