Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 24 de julho de 2012

O Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento sustentável. Todos já ouviram a seu respeito e a sua importância. Mas será que você conhece a fundo e se você cumpri as regras propostas pelo desenvolvimento sustentável ? É por isso que fizemos este site, para explicar e divulgar a idéia que poderá preservar o ecossistema e ao mesmo tempo desenvolver a economia, fazendo uma harmonia perfeita na sociedade em que vivemos.

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, é uma forma de se usar as fontes naturais em pouca quantidade, visando a economia desses para o futuro. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Porém ele é quase inviável na sociedade expansionista selvagem em que vivemos. A mentalidade consumista criada pelo sistema capitalista é uma forma de impedir o crescimento do desenvolvimento sustentável, o lucro passa a ser mais importante do que o nosso futuro.

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

sutentab.gif



O Direito Ambiental brasileiro tem toda sua legislação especial como derivada do art. 225 da Constituição Federal, cujo texto assim se apresenta: “Art. 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impond-se ao Poder Público e a coletividade o dever defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. De acordo com essa lei, o equilíbrio ambiental será conquistado ecologicamente, ou seja, com a proteção da faune e flora integradas entre si e ao espaço por elas ocupado.

img_desenv.jpg
A biodiversidade é uma importante prática corporativa e por isso atua no fornecimento de orientações para o desenvolvimento de ações pró-biodiversidade, fazendo uso dos seguintes elementos chaves:
1. Conservação da Biodiversidade.
O planejamento específico para as instalações estabelecendo o manobra da terra e do habitat para os objetivos e prioridades nacionais, regionais e locais. É realizada a identificação das áreas colocadas para conservação, garantindo assim, a conscientização dos colaboradores, oportunidades de treinamento, uma avaliação precisa dos impactos das decisões locais e estabelecendo um padrão para a comunicação do progresso e do desempenho.
2. Uso sustentável dos Recursos Biológicos.Para muitas empresas, os impactos mais significativos estão ligados ao uso direto ou indireto dos recursos naturais ao seu redor. Um plano de ações deve garantir que todos os tipos de atividades usem estes recursos de forma sustentável, o que requer um trabalho junto com os fornecedores para que estes melhores seus próprios desempenhos ambientais e também a procura de novas fontes certificadas. Existem diversas plataformas de certificação que estão cada vez mais focando as questões referentes à biodiversidade que podem ser aplicadas à cadeia de suprimento.
3. Distribuição Eqüitativa dos Benefícios.A biodiversidade representa grandes oportunidades para estreitar os laços entre as empresas e seus colaboradores. O planejamento bem elaborado agrega valor ao integrar atividades ambientais aos programas de responsabilidade social corporativa.
4. Fortalecimento dos Sistemas de Gestão.
Como em qualquer outra iniciativa, a integração das questões referentes à biodiversidade à cultura empresarial e aos sistemas de gestão social e ambiental já existentes certamente garantirá uma prática mais sustentável e eficiente.
5. Monitoramento e Informação. O desempenho de uma empresa deve ser avaliado em relação as suas metas, padrões e expectativas dos seus colaboradores, de modo a orientar ações corretivas e a inclusão de futuras metas. Um processo de monitoramento e avaliação deve permear todas as etapas do plano de ações.
6. Repasse de Informações. Os relatórios sobre desempenho em biodiversidade devem apresentar dados coletados em todos os níveis da empresa através de uma metodologia que permita seu resumo e fácil compreensão.
7. Identificação de Novas Oportunidades.A implantação de um plano de ações pró-biodiversidade é um processo dinâmico. Por isso novas oportunidades devem ser acrescidas a esse processo, seja em relação ao relacionamento com os investidores ou ao acesso ao capital.

Os cientístas e o Desenvolvimento Sustentável


Os cientistas estão melhorando sua compreensão em áreas como mudança do clima, aumento da taxa de consumo de recursos, tendências demográficas e degradação do meio ambiente. É preciso levar em conta as mudanças produzidas nestas e em outras áreas ao elaborar estratégias de desenvolvimento a longo prazo.

Para estimar de maneira mais precisa a capacidade de sustentação do planeta e suas possibilidades de recuperação em função da atividade humana. As ciências proporcionam esse conhecimento por meio de uma pesquisa aprofundada dos processos ambientais e por meio da aplicação de instrumentos eficientes de que se dispõe atualmente.

É necessário que as ciências avaliem e criem tendências menos intensivas de utilização de recursos, inclusive a utilização de menos energia na indústria, agricultura e transporte, com fim de economizar para o futuro. Assim as ciências estão sendo cada vez mais compreendidas como um componente indispensável na busca de formas possíveis de alcançar o desenvolvimento sustentável.

As áreas de programas que estão em acordo com as conclusões e recomendações da Conferência Internacional para uma Agenda da Ciência para Meio Ambiente e Desenvolvimento no Século XXI (AGENDA 21) são:


• Fortalecimento da base científica para o manejo sustentável;
• Aumento do conhecimento científico;
• Melhora da avaliação científica de longo prazo;


untitledh.jpg

• Fortalecimento da base científica para o manejo sustentável

Base para a ação:
O desenvolvimento sustentável assume perspectivas de longo prazo, fundir os efeitos locais e regionais das mudanças mundiais no processo de desenvolvimento e utilizar os melhores conhecimentos científicos e tradicionais disponíveis. O processo de desenvolvimento deve ser avaliado constantemente de acordo com os resultados da pesquisa científica para assegurar que a utilização de recursos tenha impactos reduzidos sobre o planeta.
desenvolvimento_sustentavel_tarefa_todos.jpg


Objetivos
O objetivo principal é que cada país determine, com o apoio das organizações internacionais, a situação de seus conhecimentos científicos e de suas necessidades e prioridades de pesquisa para alcançar, o mais rápido possível, melhoras consideráveis em:
1. Ampliação em grande escala da base científica e fortalecimento das capacidades e potenciais científicos.
2. Formulação de políticas sobre meio ambiente e desenvolvimento, baseadas nos melhores conhecimentos e avaliações científicas e levando em consideração a necessidade de aumentar a cooperação internacional
3. Interação entre as ciências e a tomada de decisões
4. Aumento do auxílio de cientistas por meio do acesso a atividades e programas interdisciplinares de pesquisa;

5. 5. Participação popular na fixação de prioridades e nas tomadas de decisões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;

• Aumento do conhecimento científico



Base para a ação
Para promover o desenvolvimento sustentável é preciso um conhecimento mais amplo da capacidade de sustentação da Terra e dos processos que podem prejudicar ou estimular sua capacidade de sustentar a vida. O meio ambiente está mudando rapidamente, mais do que em qualquer época; como resultado, surpresas podem ser esperadas e no próximo século pode ocorrer mudanças ambientais significativas. Ao mesmo tempo, o consumo humano de energia, água e outros recursos não renováveis, está aumentando, e com isso gerando grandes conseqüências em muitas partes do mundo, mesmo se as condições ambientais permanecerem inalteradas.


Objetivos
O objetivo chave é melhorar e fazer a junção entre os sistemas ambientais humanos e naturais, e melhorar os instrumentos de análise necessários para compreender melhor os impactos sobre o meio ambiente das opções de desenvolvimento por meio de:
1. Execução de programas de pesquisa para compreender melhor a capacidade de sustentação da Terra tal como condicionada por seus sistemas naturais
2. Integração das ciências físicas, econômicas e sociais para compreender melhor os impactos do comportamento econômico e social sobre o meio ambiente e da degradação ambiental nas economias locais e mundias.
img04225101018a.jpg

• Melhoria da avaliação científica a longo prazo Base para a ação

bfal05-rosimeiry.jpg
O objetivo principal é proporcionar avaliações do estado atual e das tendências das questões de meio ambiente e desenvolvimento nos planos nacional, sub-regional, regional e mundial, com base nos melhores conhecimentos científicos disponíveis, a fim de elaborar estratégias alternativas, inclusive as abordagens autóctones, para as diferentes escalas de tempo e espaço necessárias à formulação de políticas de longo prazo.

D. Desenvolvimento de capacidades e meios científicos
Existem várias maneiras de desenvolver a capacidade científica e tecnológica. Algumas das mais importantes são as seguintes: ensino e treinamento em ciência e tecnologia; apoio aos países em desenvolvimento para aperfeiçoar as infra-estruturas de pesquisa e desenvolvimento que permitirão aos cientistas trabalhar de forma mais produtiva.


Desenvolvimento de incentivos para estimular pesquisa e desenvolvimento, e maior utilização dos resultados dessas atividades nos setores produtivos da economia.

11438_mads.jpg


Objetivos
O objetivo fundamental é melhorar a capacidade científica de todos os países, em especial dos países em desenvolvimento, especificamente em relação a:

1. Ensino, treinamento e instalações para as atividades de pesquisa e desenvolvimento locais, e desenvolvimento de recursos humanos em disciplinas científicas básicas e ciências relacionadas com o meio ambiente, utilizando os conhecimentos tradicionais e locais de sustentabilidade
2. Participação de cientistas em programas de pesquisa sobre o meio ambiente e desenvolvimento nos planos nacional, regional e mundial, inclusive pesquisa multidisciplinares;

0000b17a.jpg

Exemplos de contribuição para o Desenvolvimento Sustentável


Um exemplo de empresas que ajudam a expandir o desenvolvimento sustentável na sociedade capitalista é a BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, criada em Outubro de 2001 pela iniciativa das empresas Sonae, Cimpor e Soporcel, associadas ao WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, em conjunto com mais 33 empresas de primeira linha da economia nacional, com a missão de transpor para o plano nacional os princípios orientadores do WBCSD.
A missão principal do BCSD Portugal é fazer que a lideranã empresarial seja catalisadora de uma mudança rumo ao Desenvolvimento Sustentável e promover nas empresar a eco-eficiência, a inovação e a responsabilidade social.
O BCSD Portugal é, desde a sua criação, membro da rede regional do WBCSDe conta atualmente com 84 membros.

bscd_portugal_membros.jpg

Reservas Extrativistas

Extrativismo são todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Praticada mundialmente por todas as sociedades.
brasil.gif
As Reservas Extrativistas são espaços territorias destinados à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por populações tradicionais. Em tais áreas é possível materializar o desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental, com interesses sociais de melhoria de vida das populações que ali habitam. Existem duas modalidades de Reservas Extrativistas: da Amazônia e Marinhas.

pads.gif

Mais exemplos


Um exemplo de desenvolvimento sustentável usado é a agricultura orgânica ou agricultura biológica, que é um termo usado para a produção de alimentos e produtos animais e vegetais que não fazem uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adota aos princípios de agricultura sustentável. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos têm uma qualidade superior a alimentos convencionais, é classificada como agricultura intensiva, apesar de não ser movida por capital.
Em diversos países, incluindo os Estados Unidos , o Japão, a Suíça, a União Européia , a Austrália e o Brasil , a agricultura orgânica é definida por lei e regulamentada pelo governo.O princípio da produção orgânica é o estabelecimento do equilíbrio da natureza utilizando métodos naturais de adubação e de controle de pragas.

Os alimentos orgânicos não se limitam à produção agrícola, extendendo-se também à pecuária (em que o gado deve ser criado sem remédios ou hormônios), e também ao processamento de todos os seus produtos: alimentos orgânicos industrializados também devem ser produzidos sem produtos químicos artificiais, como os corantes e aromatizantes artificiais, simplesmente a agricultura biológica despreza tudo que tenha origem da industria química. Todas as demais industrias: mecânica, energética, logística, são aceitáveis desde não muito relevantes.

Outro exemplo de empresas que visam a melhoria no mundo é o que a Petrobrás está fazendo. Ela investe anualmente perto de 20 bilhões de reais, montante que se situa entre 8 a 10% dos investimentos totais do País e que praticamente não acrescenta novos postos de trabalho ao mercado.

A Petrobrás aplica 10% dos seus investimentos em biocombustíveis e considerando uma relação conservadora de 50 empregos diretos por milhão de reais, temos a cada ano um adicional de 100 mil empregos. Provavelmente, para a empresa Petrobrás a alternativa não seja a mais atrativa, mas para o desenvolvimento sustentável no Brasil é uma alternativa grandiosa.

Portanto, o desenvolvimento sustentável é uma idéia que já existe há muito tempo, vários projetos já foram criados porem não foram implantados em escalas globais, a maioria apenas em escalas regionais. Mas para o Desenvolvimento Sustentável fazer efeito, seria preciso tirar os planos do papel e colocar em prática, mas isso apenas ocorreria com a intervenção do governo.

Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário