Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

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Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 10 de julho de 2012

A Importância do Planejamento para a ação do Trabalho Docente na Educação Infantil

A importância do planejamento para a ação do trabalho docente
na Educação Infantil


A proposta pedagógica e curricular da escola serve como base para o planejamento do professor, mas são apenas caminhos, porém cabe ao educador apropriar-se do planejamento como algo vivo, real, e principalmente, ter a consciência da grande importância de um bom planejamento educacional, esse é um desafio que deve ser superado para os professores que ainda não descobriram a conciliar planejamento e prática educacional.
A concepção do trabalho docente, na educação infantil, precisa ser voltado ao comprometimento na formação pessoal do seu aluno, contribuindo com planejamento fundamentado, senquencial ,com objetivo, carinho e amor. Entretanto, esse planejamento, as propostas, devem ser pertinentes para a educação infantil, relacionado às idades das crianças, que é bem diferente do ensino fundamental, pois sabemos que na educação infantil, existe toda uma especifidade própria voltada às reais necessidade da criança.
O planejamento escolar faz parte da rotina, é algo bem conhecido pelos educadores, mas poderá ter significado apenas no papel, se for apenas uma regra da escola, caso o professor não aplique no seu dia-a-dia, pois existe educador que não segue de fato, dentro da sala de aula o que planejou anteriormente, e também não julga importante no seu trabalho diário, desta forma, este professor acaba que se negando como profissional, e não tendo comprometimento com seus alunos e consigo mesmo, se torna contraditório, o que escreve para apresentar à direção da escola com a sua prática docente, desta forma, o professor brinca de educar e a criança brinca de aprender, pois não existe um caminho à ser trilhado, o educador que não planeja, não reflete sobre a sua prática, acaba que, improvisando tudo e acha, equivocando-se, que faz um bom trabalho.
O planejamento precisa fazer sentido para o professor, pois ele é um instrumento que visa ajudar e facilitar a sua prática. Ao planejar, antecipamos uma série de acontecimentos que podem ocorrer na ação e nos preparamos para lidar com eles, diminuindo assim a quantidade de imprevistos e tornando as nossas ações mais precisas e de melhor qualidade. Também aprendemos que o planejamento favorece a reflexão sobre a prática educativa.
Transformar a realidade que se tem, criar algo de novo através do trabalho que se pode fazer na escola supõe conhecer bem as condições reais e enxergar um pouco à frente, estabelecendo o que se pretende atingir com os alunos ao final do seu trabalho. Planejar tem, portanto, um sentido bastante relevante na atividade educacional, e requer de seus profissionais um planejamento baseado em aspectos de desenvolvimento do aluno.
A formação continuada, também, passa a ser importante, sustentando sua construção e permitindo o aperfeiçoamento dos docentes e gestão escolar. O momento de escolha e planejamento das ações é, portanto, ocasião para a equipe escolar determinar suas necessidades de reflexão e estudo. E também, ter comprometimento com as crianças, apropriando-se das especificidades na educação infantil, e saber aplicar teoria e prática .

 
________________________escrito por Adriana Bastos

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