Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

contexto da Guerra Fria

Os alunos nascidos nos anos 1990 não viveram o contexto da Guerra Fria e para eles o tema não passa de um fato histórico. Mas esse conflito entre mundo capitalista e socialista marcou gerações e influenciou não apenas as relações diplomáticas entre nações, marcou a arte e a cultura de décadas. Entre as expressões musicais marcadas pela Guerra Fria podemos mencionar o grupo musical britânico The Beatles. Os "rapazes de Liverpool" fizeram muito sucesso e ainda hoje são referências para a indústria fonográfica.
Para aproximar os alunos da influência da Guerra Fria no mundo das artes, o professor de História deverá promover uma atividade com o professor de Língua Inglesa a fim de apresentar e traduzir a canção Back in the USSR que brinca com elementos desse contexto.
Imagem 1: George Harrison, John Lennon, Ringo Star e Paul McCartney

Disponível em: http://rainermartins.blogspot.com/2010/04/especial-com-os-beatles.html Acesso em: 10/10/10
Sobre a composição da música:
"McCartney conta que sempre ouvia americanos que viajavam reclamarem da saudade do fast-food, dos donuts e lavanderia automática, ele resolveu então narrar o inverso: um russo saindo de Miami e voltando para sua pátria, a União Soviética. Ele usou harmonias típicas dos Beach Boys em "California Girls" e da surf music, algo bem americano. Percebeu então que a sigla em inglês da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que era USSR, continha a sigla dos Estados Unidos da América, US, e aproveitou-se disso para fazer uma paródia a canção "Back in the U.S.A." de Chuck Berry, em um ponto da música ele canta: "Back in the US, back in the US, back in the USSR" para deixar clara a brincadeira".
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Back_in_the_U.S.S.R. Acesso em: 10/10/10

Back In The U.S.S.R. vídeo-clip
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3pvXRl21lB8&feature=related Acesso em: 10/10/10
Back In The U.S.S.R. letra e tradução
Disponível em: http://letras.terra.com.br/the-beatles/307/traducao.html Acesso em: 10/10/10  

Nenhum comentário:

Postar um comentário