Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Capitalismo x Socialismo, Sistemas Econômicos, Características, Diferenças

Para entendermos a divisão política e econômica do mundo atual é necessário recorrermos ao estudo dos Sistemas Socio-econômicos , como se deu o seu desenvolvimento e as Características e Diferenças em cada região. Hoje vamos, portanto, explicar os Principais pontos do Capitalismo e do Socialismo:
Capitalismo e Socialismo, Sistema Econômico, Características, Diferenças conflito capitalismo socialismo guerra FRIA
Existem dois sistemas Socio-Econômicos vigentes: o Capitalismo, que se caracteriza pela existência de classes sociais e Lucro como objetivo da produção; e o Socialismo, caracterizado pela ausência de classes sociais e planificação da economia.
Resumo do Capitalismo – História e Desenvolvimento
Sistema presente na maioria dos países, teve origem nos séculos XIII e XIV quando surge a Burguesia na Europa. Já nos séculos XVI ao XVIII, o comércio era a principal atividade, e essa fase foi conhecida como Capitalismo Mercantil ou Comercial.
Com a ampliação do comércio internacional, acúmulo de capital, fortalecimento da Burguesia e alianças com os governantes o Capitalismo se consolidou, e já na Revolução Industrial (1750) alcançou a fase conhecida como Capitalismo Industrial.
A partir desse período aumentou a Competição entre os países por Mercado consumidos e matéria prima, resultando, no século XIX, no Imperialismo ou Neocolonialismo na Ásia e África, pelos países europeus. Porém após a 2ª Guerra Mundial com as potências européias enfraquecidas surgem os Estados Unidos como grande investidor externo, graças ao acúmulo de dinheiro e crescente poder político e militar. Além disso nesse século XX, houve o predominio do sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado. Começa aqui a fase do Capitalismo Financeiro que se estende até a atualidade.
As Características mais marcantes do Capitalismo atual são: Multinacionais e Transnacionais, acúmulo de capital, monopólio, Internacionalização da produção e Nova divisão internacional do trabalho.
Capitalismo e Socialismo, Sistema Econômico, Características, Diferenças capitalismo socialismo diferencas
Resumo do Socialismo – Diferenças entre Comunismo e Socialismo, História
Essas doutrinas surgiram no século XIX, época do Capitalismo Industrial, com influência de teoria de Karl Marx e Engels. Para eles o Comunismo seria a última etapa do desenvolvimento Revolucionário Socialista o qual seria caracterizado pela abolição do Estado e perfeita igualdade entre os homens. Porém divergências entre os líderes dos movimentos socialistas culminaram em divisões:
* Na 1ª Guerra Mundial, em Bolcheviques (comunistas – russo mais radicais como Lenin e Stalin) e Mencheviques (mais moderados e via processo parlamentar)
* Assim o Comunismo passou a qualificar o movimento político russo (1917) e o Socialismo passou a indicar a filosofia de Estado dos social-democratas.
Características Principais: Estatização dos meios de produção, desenvolvimento social como objetivos e redistribuição de renda.
Atualmente, após o período da Guerra Fria (conflito político e Ideológico entre URSS e EUA, Socialismo x Capitalismo) e consequente queda da União Soviética, poucos países se mantêm socialistas, por exemplo Cuba segui um regime mais fechado, enquanto China e Coréia do Norte tem economia mais liberal e globalizada, porém não deixam de ter regimes sociais fechados.
** Gostou das Informações sobre Socialismo, Comunismo e Capitalismo? Deixe suas Dúvidas e Comentários sobre o Tema para o Not 1…



Um comentário:

  1. Gostaria que o autor do post informasse em que se baseia para afirmar que a Coréia do Norte tem uma economia liberal e globalizada.

    ResponderExcluir