Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

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Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Resumão de Organização Escolar - Cap. I , II e III

Resumão de Organização Escolar

PPP (Projeto Político Pedagógico) – O projeto político-pedagógico pode ser entendido como:
      • um plano global da instituição escolar;
      • amplo, incorporamos as diferentes perspectivas da escola;
      • um processo de planejamento participativo que, sendo aberto e flexível, estará sempre em reestruturação e aperfeiçoamento;
      • um documento teórico-metodológico que registre um processo vivenciado e em reconstrução, para a intervenção e mudança da realidade.
Passos para a construção do PPP – Os passos a se seguirem para a construção de um PPP são:
      • definição no Marco Referêncial;
      • diagnóstico da realidade escolar;
      • programação das atividades;
      • elaboração do Regimento Escolar (RE) e Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE);
      • execução do projeto; e
      • avliação institucional da escola.
PPP – O projeto político-pedagógico revela a identidade da escola, pois é um documento que resulta de uma análise da realidade, do cotidiano da escola, tendo a participação coletiva e direta de todos participam do seu cotidiano.
Grêmio Estudantil – O Grêmio Estudantil representa uma organização colegiada que deve ser incentivada na escola. Os alunos não podem constituir-se como meros consumidores de um saber compartimentado e descontextualizado. O aluno precisa aprender também a ler criticamente o seu mundo, conhecer e reivindicar seus direitos, cumprir conscientemente os seus deveres e aprender a ser cidadão.
Conselho Escolar ou Colegiado Escolar – É um órgão que garante a participação democrática de país, alunos, professores e funcionários nas decisões da escola, tais como currículo, qualidade de ensino, inclusão, sucesso escolar, entre outras.
Planejamento Escolar – É um processo de reflexão, de tomada decisão do qual participe o maior número possível de membros de todas as representações ou categorias, tendo em vista a conquista de benefícios para a maioria.
Organização Escolar por “Série” - As principais características da organização escolar por série são :
      • cada saber é propedêutico de outro saber;
      • a organização do ensino é feita com base na superposição hierárquicas dos conteúdos, considerando um recorte no tempo;
      • distribui conhecimentos numa sequência hierarquizada e lógica, denominada relação ensino e aprendizagem;
      • a aprendizagem significa a aquisição de conteúdos que são passados aos alunos em etapas sucessivas e interdependentes entre si;
      • os períodos escolares são divididos em anos letivos, com base nos pressupostos de linearidade na aquisição do conhecimento, de pré-requisitos e de uma sequência rígida de conteúdos.
Organização Escolar por “Ciclo” - As principais características da organização escolar por ciclo são:
      • tem uma referência básica a formação humana e não aos conteúdos das disciplinas;
      • a organização do ensino considera que cada fase do desenvolvimento humano apresenta características próprias do ponto de vista psicológico, biológico, moral e social;
      • a organização do ensino considera o desnvolvimento humano , que ocorre em um processo contínuo;
      • concebe o processo ensino-aprendizagem tendo em vista as novas dimensões que compõem esse processo: efetiva, cutural, emocional, cognitiva, estética, entre outras;
      • os períodos escolares são organizados segundo as etapas de desenvolvimento do educando: infância, pre-adolescência e adolescência.
Ensino por Objetivos – Essa abordagem de educação, chamada comportamentalista, prioriza a transmissão de conhecimentos e práticas sociais que são consideradas essenciais à manipulação e controle do mundo/ambiente.
O conhecimento baseia-se na experiência planejada, e o resultado final, isto é, o produto, é considerado mais importante que o processo. Nos dias atuais, objetivos de aprendizagem são colocados mais frequentemente no domínio de conhecimento de procedimentos (saber como) e de conhecimento contextual (saber por quê, quando e onde) do que no até agora enfatizado domínio de conhecimento declarativo (saber que). Isso significa que a ênfase mudou de conhecimento de fatos para a aquisição de habilidades e estratégias cognitivas.
Nessa abordagem comportamentalista, a organização do ensino estrutura-se na seleção e transmissão de conteúdos construídos ao longo da história. O aluno é considerado um recebedor, que acumula dados, às vezes, irrelevantes para seu uso social, e suas respostas são sempre reforçadas por condicionantes imediatos, tais como elogios, prêmios , castigos, notas. O professor tem a fnção básica de propiciar situações de repetição dessa resposta a ser aprendida.
Para que se institua esse ensino , três componentes são fundamentais: o aluno, um objetivo de aprendizagem definido e um plano detalhado para se alcançar tal objetivo. Nesse sistema instrucioanal, eficiência, eficácia e produtividade são palavras chaves.
O ensino por objetivos pode incorrer no equívoco de se tentar uniformizar as informações a serem repassadas aos alunos.
Por exemplo, ao explicitar-se o objetivo; “ o aluno deverá ser capaz de descrever o funcionamento do sistema digestório humano, após a aula prática no laboratório de ciências”, os meios são detalhadamente explicitados para posterior verificação se o desempenho está de acordo com os critérios prescritos.
Ao estabelecerem-se os objetivos, três elementos são considerados essenciais:
          1. o que se deve ensinar;
          2. o nível que se quer que o aluno aprenda;
          3. as condições (materiais, procedimentos e estímulos) as quais o aluno deve responder.
Ensino por Competência – Competência em educação “ é uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de sitação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles”. Aí são mibilizados vários saberes, habilidades e informações, buscando-se recursos e soluções pertinentes a cada uma dessas situações-problemas enfrentadas pelos indivíduos em seu cotidiano. Quando falamos em competência, o ensino é baseado na solução de problemas, por meio de desenvolvimento de projetos. É também importante a adoção de um novo contrato didático em que o professor valorize a cooperação entre os alunos, aceite os erros como parte do processo de aprendizagem e incentive a experimentação. Para trabalhar nessa perspectiva, o professor deve adotar um planejamento flexível, problematizando situações significativas (e não necessariamente vencer o programa).
Ensino por Projetos – A abordagem do ensino na perspectiva de projetos de trabalho constitui-se uma inovação nas práticas escolares. Mais que mudar as atividades, significa envolver a equipe escolar na sua execução, crer e respeitar as experiências prévias dos alunos. Mudam-se posturas. Sobretudo, é fundamental ao professor ter abertura e flexibilidade quanto ao uso de estratégias no processo de ensino-aprendizagem em um trabalho coletivo.
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de orgnização dos conhecimentos escolares em relação a:
          1. o tratamento de informação; e
          2. a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas o hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
Trabalhar com projetos pressupóe a organização de turmas, tempos e espaços escolares fora dos padrões preestabelecidos, é, ainda, superar a cultura de uma educação escolar fragmentada. A partir das prioridades e das metas estabelecidas no projeto político-pedagógico das escolas, definem-se os projetos de trabalho a serem implementados pela equipe docente e pedagógica junto aos alunos, principais executores, com o objetivo de se contemplar uma determinada prioridade ali definida. É fundamental que os tempos e os espaços, assim como os currículos, sejam flexíveis para que funcione bem essa forma de organização do ensino.
Para se operacionalizar o ensino por projetos, é imprescindível que toda a equipe escolar se envolva nas diferentes fases: desde a sensibilização dos seus pare, passando pela definição de objetivos, até a implantação, o desenvolvimento e a avaliação do projeto proposto.
É importante observar que a avaliação deve acontecer nas várias etapas do projeto, pois é ela que sinaliza os êxitos e também a necessidade de serem superadas as dificuldades e aspectos frágeis do processo.
Ressaltamos que, por meio do ensino por projetos, fortalecem-se os vínculos entre o professor e o aluno, pois o diálogo entre ambos é uma constante, a ajuda é mútua e se forma uma cumplicidade de sujeitos que constroem conhecimentos.


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