Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

sábado, 21 de janeiro de 2012

El Nino e La Niña

El Niño e La Niña se caracterizam por importantes alterações na temperatura da água da superfície do Oceano Pacífico, que ocasiona significativos efeitos climáticos em todo o mundo. El Nino e El Nina são ocasionados por eventos opostos, o El Nino se caracteriza pelo esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico e La Niña se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ambos os fenômenos causando efeitos profundos no clima do planeta. Essas alterações tem uma duração relativamente curta, de um ano até um ano e meio, e acontecem de forma alternada, ou seja, quase sempre depois de anos sob o efeito do El Nino, surge logo após La Niña.
Efeitos

El Niño

El Niño, que em espanhol significa “O Menino” foi observado primeiramente por pescadores peruanos, que perceberam que em determinada época do ano as aguas do mar tinham a temperatura mais alta e consequentemente diminuia a pesca e também a quantidade dos pássaros que se alimentavam dos peixes. Como o fenomeno acontecia normalmente no final do ano, próximo ao Natal, passaram a referir-se ao fenomeno como “O Menino”, numa menção ao menino Jesus. O que ocasiona o aquecimento das aguas da superficiais do Oceano Pacífico é a direção do vento que então sopra do leste para o oeste, ou seja, em direção à Asia, deslocando a àgua da faixa tropical que está aquecida pelo sol, e aumentando o nivel do Oceano. Embora muitos pensem ao contrário, o El Niño é um fenomeno que acontece a milhares de anos, no entanto apenas recentemente ele vem sendo objeto de estudo pelos cientistas, interessados nas mudanças climáticas que ele provoca nas regiões afetadas diretamente e também em todo o planeta.
Aquecimento

La Niña

La Niña que significa “A Menina” em espanhol, e é por sua vez exatamente o oposto do El Niño, caqracterizando-se pelo esfriamento das águas superficiais da região Equatorial do Oceano Pacífico, ocorrendo também no final do ano e quase sempre subsequente ao El Niño. Também é provocado pela força e pela direção do vento que ocasionan as diferenças na temperatura e na pluviosidade nos continentes que circundam aquele oceano. O resfriamento do oceano causado pelo El Niña tem repercurssão direta sobre os ecossistemas marinhos, que ficam ricos em nutrientes, aumentando a vida marinha.
Esfriamento

Efeitos dos Fenomenos

Os fenomenos El Niño e El Niña são muitos complexos assim como as consequências desencadeadas, no entanto cientistas do mundo inteiro se empenham em estudar e buscar compreender todos os fatores que ocasionam esses eventos assim como seus efeitos a médio e longo prazo. Também fazem prognosticos sobrte o que podem ocasionar em cada região do globo com antecedencia. Assim sabe-se, por exemplo, que o El Niño poderá causar seca em uma região, aquecimento em outra e assim suscessivamente. Os cientistas também descobriram que em outros oceanos também ocorrem fenomenos semelhantes e que genéricamente recebem o nome de El Niño, e todos esses fenomenos ocasionados em virtude da direção e da força dos ventos e consequente aquecimento ou resfriamento das aguas dos oceanos refletem no clima, na agricultura, na economia e na qualidade de vida da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário