Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MASSAS DE AR


Massa de ar é um grande volume da atmosfera com características termodinâmicas uniformes. Como as condições de temperatura e humidade de uma massa de ar são uniformes, o tempo associado também o é. Assim, as variações que se verificam são devidas às modificações que a massa de ar sofre no seu trajecto. Cada massa de ar apresenta as suas características próprias pelo que as condições de tempo variam consideravelmente de massa de ar para massa de ar.
Formação de uma massa de ar - Regiões de origem. Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo a adquirir as suas características. A estas regiões chamam-se regiões de origem das massas de ar. As massas de ar que afectam Portugal têm origem em diversas regiões como sejam: A Sibéria, o Norte do Canadá, o Pólo Norte, o Norte de África e a região dos Açores. Assim, quando um anticiclone estaciona sobre uma destas regiões, e devido aos seus ventos fracos e à sua subsidência (movimento vertical descendente), o ar vai lentamente absorvendo as características termodinâmicas dessa região. Esse processo faz com que o ar fique com uma distribuição uniforme da temperatura e da humidade, quer na horizontal quer na vertical.
Uma massa de ar pode ser identificado por diversos factores, como sejam:
- A temperatura,
- O gradiente térmico vertical. (decréscimo da temperatura com a altitude - "Standard" 6ºC/Km)
- A humidade.
- A visibilidade,
- As nuvens e a precipitação.
Classificação das massas de ar. As massas de ar são classificadas tendo em atenção três factores: a sua região de origem, as influências sofridas e o seu comportamento termodinâmico.
Quanto à sua região de origem as massas de ar podem ser Árcticas (A), Polares (P), Tropicais (T) e Equatoriais (E).
Quanto às influências sofridas podem ser continentais (c) e marítimas (m).
Quanto ao seu comportamento termodinâmico podem ser quentes (w) ou frias (k).
Para caracterizar as massas de ar utiliza-se uma letra de cada um destes três grupos, dispostas pela ordem com que foram apresentadas. Assim, temos massas da ar árcticas continentais frias (Ack); tropicais marítimas quentes (Tm); polares continentais quentes (Pcw), etc.
Modificação das massas de ar. Quando as massas de ar se deslocam das suas regiões de origem para as de destino, vão sofrer a influência das regiões sobre as quais circulam e vão, por isso, modificar as suas características. Este processo vai depender de diversos factores, como sejam a velocidade de deslocamento, a diferença de características entre as duas regiões, o tipo de circulação (ciclónica ou anticiclónica) da massa de ar, etc.
Quando as massas de ar frias se deslocam sobre regiões mais quentes vão aumentar a sua instabilidade por aquecimento da base. Se a região por onde se deslocam for continental, a sua humidade não aumenta. Se, ao contrário, essa região for marítima, há aumento da humidade e formam-se nuvens do tipo cumuliforme. Se a massa de ar for transportada por uma depressão, o movimento vertical ascendente desta, vai aumentar a instabilidade da massa de ar. Uma circulação anticiclónica diminui estas condições de instabilidade.
Massas de ar quentes que se deslocam sobre regiões frias vão diminuir a sua instabilidade por arrefecimento da base. Essa estabilização, da massa de ar, vai provocar a formação de nuvens baixas e nevoeiros e é mais acentuada quando a circulação é anticiclónica pois, nesse caso, a juntar ao arrefecimento da massa de ar, temos a subsidência ( movimento vertical descendente) do anticiclone.
Assim, pode-se concluir o seguinte:
As massas de ar instáveis (massas de ar frias que se deslocam sobre superfícies quentes) provocam:
- Nuvens cumuliformes;
- Precipitação tipo aguaceiros;
- Vento moderado a forte com rajadas;
- Visibilidade boa;
- É possível a ocorrência de trovoadas;
Massas de ar estáveis (massas de ar quente que se deslocam sobre superfícies frias) provocam:
- Nuvens estratiformes e nevoeiro;
- Precipitação do tipo chuva ou chuvisco;
- Vento fraco a moderado;
- Visibilidade fraca; 


Nenhum comentário:

Postar um comentário