Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

sábado, 5 de novembro de 2011

Guerra Fria: Resumo da Guerra Fria, Corrida espacial

Resumo da Guerra Fria
Muro de Berlim: um dos símbolos da Guerra Fria.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental deixou de ser a líder no cenário internacional, e o espaço passou a ser ocupado pelos Estados Unidos (capitalista) e pela União Soviética (socialista), também conhecida como URSS.
A Guerra Fria começou por volta de 1946, e esse período foi caracterizado pela extrema rivalidade política, ideológica, econômica e militar entre os líderes dos blocos capitalista (EUA) e socialista (URSS). Como ambos os países previam um confronto diretos, eles deram início a uma nova corrida armamentistas, mas dessa vez nuclear.
Pactos Militares: Otan e Varsóvia
Em 1949, foi criado a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que atendia aos interesses dos países capitalistas.
Os Estados Unidos lideravam a Otan, que financiava a Europa Ocidental destruída pela Segunda Guerra Mundial. Em troca os EUA estimulava os governantes daquela região a preservar o capitalismo, e além da instalação de armas nucleares controladas pela Otan.
Em 1955 foi feita uma aliança de ajuda militar mútua que atendia aos interesses dos países socialistas. Essa versão da Otan socialista ganhou o nome de “Pacto de Varsóvia”.
Corrida armamentista
Em 1945 a primeira bomba atômica foi produzida pelos Estados Unidos. Quatro anos mais tarde, a URSS já tinham seu primeiro artefato militar atômico. Daí pra frente, as grandes potências adotaram a estratégia do equilíbrio pelo terror.
Prevendo os efeitos desastrosos que uma possível Terceira Guerra Mundial “atômica” poderia causar, começaram a ganhar força os movimentos pacifistas.
Corrida espacial
Durante a Guerra Fria também houve uma rivalidade técnico-científica entre EUA e URSS.
Em 1957 a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputinik. Em 1961, os soviéticos lançaram a nave espacial Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro homem a fazer um vôo orbital em torno da Terra.
Em 1961 os Estados Unidos enviaram à Lua a nave Apollo 11, o que acabou consagrando Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar na Lua.
O fim da Guerra Fria
Durante a década de 1980 a o bloco socialista passava por uma série de mudanças, como por exemplo, o desarmamento iniciado pela URSS que atravessa uma grave crise econômica.
A partir de 1989, houve a abertura política e econômica da Europa Oriental, impulsionada pela política da perestroika (reestruturação econômica) e glasnot (transparência). Os governos comunistas caíram, e o comando da URSS extinto.
Alguns fatos marcaram o fim da Guerra Fria, dentre eles podemos destacar:
· A queda do muro de Berlim (1989)
· A unificação das duas Alemanhas (1990)
· Fim da União Soviética (1991)
Esses eventos assinalaram a vitória dos Estados Unidos e dos seus países aliados, caracterizando assim, o fim da Guerra Fria que quase levou o mundo a uma Terceira Guerra Mundial.
____________
Aproveite para ver o vídeo abaixo que mostra a queda do muro de Berlim



Nenhum comentário:

Postar um comentário