Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os diferentes tipos de água

Todos sabem bem a diferença entre água salgada e doce, a que é encontrada nas praias e a dos rios. Mas há outros tipos: as próprias para consumo humano ou não; as naturais e as minerais. Há outros tipos de água que são nomeadas em função dos elementos que contêm. Na verdade, nem todas são próprias ao consumo humano, apesar de todas serem recursos naturais importantes. Mas todas elas podem ser classificadas em grupos, levando-se em conta critérios diferenciados, como a sua localização, os elementos que contêm, etc.
As águas naturais podem ser classificadas em três categorias principais, de acordo com a sua localização:
  1. Águas atmosféricas: presentes nas nuvens e que se precipitam como chuva, neve ou granizo.
  2. Águas superficiais: porções de água, tais como os lagos, rios, ribeirões, bacias e oceanos.
  3. Águas subterrâneas: porções de água que estão dentro do solo ou nas rochas abaixo da superfície.
A água também pode ser classificada quanto à quantidade de sais que contém. Isto é medido através da salinidade
  • Água doce ≤ 0, 5 de salinidade.
  • Água salobra 0,5 – 30 de salinidade
  • Água salina ≥ 30 de salinidade
    (CONAMA, 2000)
As fontes naturais de água doce, tais como poços, lagos e rios são as que vêm sendo utilizadas pelo homem. Por uma medida de segurança, esta água precisa estar totalmente livre de microorganismos potencialmente patogênicos e livre de substâncias tóxicas, como esgoto, etc. Por isso, ela deve ser analisada e tratada antes de ser distribuída e consumida.
As águas servidas à maioria das comunidades e municípios, provenientes de fontes naturais, superficiais e subterrâneas, muitas vezes estão poluídas com dejetos domésticos, agrícolas e industriais, devido ao crescimento da população, ao decorrente aumento da necessidade de água pela indústria e à expansão da irrigação agrícola.
Por sua capacidade de dissolver várias substâncias, a água é chamada de solvente universal. Na natureza, encontramos diversos tipos de águas subterrâneas, dependendo dos elementos que elas contêm. Algumas são ideais para consumo, enquanto outras são prejudiciais à saúde. Encontramos fontes de água quentes e à temperatura ambiente.
Existem até certos tipos de água recomendados para tratamento de doenças. Essas podem ser engarrafadas e comercializadas. Têm a denominação de águas minerais naturais, águas naturais ou podem ainda ser chamadas de águas adicionadas de sais (ANVISA, RDC nº 274 de 22 de setembro de 2005)
Águas minerais naturais: são obtidas diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. Caracterizam-se pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais.
Águas naturais: são obtidas diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. Caracterizam-se pelo conteúdo definido e constante de determinados níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural. O conteúdo dos constituintes pode ter flutuações naturais.
As águas minerais são assim denominadas, porque contêm grande quantidade de sais minerais dissolvidos nelas. Por isso, têm cheiro e sabor diferentes da água que recebemos na torneira de nossas casas. Existem diversos tipos de águas minerais. As principais são:
  • Termais: além de apresentar sais minerais dissolvidos, têm uma temperatura mais elevada que a do ambiente em que se encontram. Esse tipo de água é usado para curar certas doenças da pele.
  • Acidulas: contêm gás carbônico. São chamadas também de águas gasosas. Têm sabor ácido e são usadas para facilitar a digestão.
  • Magnesianas: nesse tipo de água predominam os sais de magnésio. São usadas para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino.
  • Alcalinas: contêm bicarbonato de sódio e combatem a acidez do estômago.
  • Sulfurosas: contêm substâncias à base de enxofre e são usadas no tratamento da pele e das vias respiratórias.
  • Ferruginosas: contêm ferro e ajudam no combate à anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário