Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Origem da água na planeta

Você sabe como a água surgiu? Quando e como este ciclo começou?
“Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O magma lançava no espaço, entre outras coisas, o vapor d´água. O que fez com que se formassem muitas nuvens e quando a Terra esfriou um pouco, a água que estava nas nuvens caía, formando a chuva. Como a Terra ainda era muito quente, a água evaporava e começava tudo de novo. Este primeiro “ciclo da água” durou muito tempo (milhares de anos) até que a Terra esfriasse o suficiente para que os primeiros rios, lagos e mares pudessem existir. A água que existe no nosso planeta hoje é a mesma que existia na época dos dinossauros!” (www.ambientebrasil.com.br, 2000)
Uma quantidade de umidade circula permanentemente pelo planeta – ainda que de modo desigual em cada parte dele – e fornece a todos os seres vivos a água necessária. Através da evaporação de lagos, rios e oceanos, e pela transpiração das folhas das plantas, a água entra na atmosfera terrestre. Após esta evaporação, precipita-se e retorna à Terra na forma de chuva, granizo e neve. Este processo de circulação da umidade é denominado ciclo hidrológico. Assim, para conhecer melhor a origem da água é necessário entender melhor o mecanismo natural e permanente que é capaz de movimentar toda a água do planeta e cuidar da manutenção de sua quantidade.
O sol aquece as superfícies dos rios, lagos, mares e do solo, provocando o aquecimento da água e fazendo com que ela se evapore para a atmosfera. Na atmosfera, o calor se resfria e então ela cai na forma de chuva (líquida), neve ou de granizo (sólida). Ao cair no solo, a água pode escorrer ou pode penetrar nele. Ao escorrer, leva consigo partículas do solo, substâncias e até organismos que ali estejam.
A água que penetra no solo dissolve substâncias que ali estejam, mas, ao mesmo tempo funciona como filtro para organismos. A água do subsolo, em geral, tem menos microorganismos. No entanto, se, ao penetrar no solo, a água passar por um lixão ou outras áreas contaminadas, ela também vai se contaminar, contaminando os aqüíferos subterrâneos.
Todas essas formas de água são intercambiáveis, ou seja, transformam-se ciclicamente de um estado para outro e, com isso, a quantidade de água do planeta é mantida.
A esse movimento permanente que mantém o nível da água no planeta se dá o nome de CICLO HIDROLÓGICO.
Desde a sua criação, portanto, o homem tem tido à sua disposição um sistema natural de água – o ciclo hidrológico, processo pelo qual a água que está na atmosfera na forma de vapor se condensa e volta à Terra na forma de precipitação. Uma vez na Terra, a água novamente evapora e assim sucessivamente.
Contudo, aproximadamente 30% da água que cai da chuva não volta a evaporar, ficando estocado na terra de duas maneiras. Uma parte se infiltra e é armazenada em bolsas chamadas de aqüíferos, enquanto a outra é estocada em lagos, riachos, rios, oceanos e mares, como água de superfície.
Até 25% da água que cai são retirados para a formação da matéria orgânica de que se constituem os seres vivos. O restante atinge os mares, caindo diretamente neles ou a eles chegando através de cursos de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário