Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 13 de setembro de 2011

BRASIL: MUITA RIQUEZA E MUITA DESIGUALDADE

No conjunto dos países do mundo e, especialmente na América Latina, o Brasil ocupa uma posição de destaque, decorrente de uma série de fatores, entre os quais podem ser citados:
  • sua grande extensão territorial( é o quarto país do mundo em terras contínuas e o primeiro da América Latina);
  • privilegiada posição geográfica, fazendo fronteira com quase todos os países da América do Sul, exceto com Chile e Equador;
  • grande população, a maior de todos os países da América Latina( cerca de 150 milhões de habitantes), o que representa pelo menos quantitativamente, um grande mercado consumidor;
  • forte economia ( situada entre as dez maiores do mundo, pelo menos no que diz respeito ao volume de produção total);
  • amplas áreas à espera de ocupação, o que apresenta um potencial de recursos ainda não totalmente mensurável, mas com certeza apreciável.
Esse gigantismo acabou despertando um sentimento ufanista, o de que o país estava destinado a ser , inevitavelmente, uma grande potência mundial, fato que despertou forte desconfiança nos demais países latino-americanos ( especialmente os da América do Sul) de que o Brasil quisesse representar um papel hegemônico no continente. Essa desconfiança, em alguns momentos chegou a distanciar o Brasil de seus vizinhos, especialmente a argentina, que, como já vimos, também havia desenvolvido mitos de hegemonia regional.
Embora tenha havido tentativas anteriores, foi somente a partir dos anos 80 que bases aparentemente sólidas de integração regional começaram a se delinear.
Um campeão... de desigualdades!
A realidade brasileira se transformou muito rapidamente após a Segunda Guerra Mundial. Uma das conseqüências mais importantes dessa transformação acelerada foi o aumento das desigualdades no país, das quais duas merecem destaque: as desigualdades sociais e as desigualdades regionais.
O Brasil experimentou enorme crescimento econômico nas últimas décadas. Contudo esse crescimento não beneficiou todas as camadas da população do país. Pelo contrário: a renda, que já estava concentrada nas mãos de poucos, ficou ainda mais concentrada, fazendo com que o país ocupasse lugar de destaque entre os campeões mundiais de desigualdades sociais.
Com a crise causada pela dívida externa, que ganhou maior vulto a partir dos anos 80, e com a quase cegueira política da maior parte das elites dirigentes do país, o Brasil vem sendo empurrado gradativamente para uma situação de caos social cujas conseqüências são imprevisíveis.
Ao lado desse imenso desequilíbrio social existe outro, de caráter regional, intrinsecamente ligado ao primeiro. No Brasil, três microrregiões podem ser distinguidas : a Centro Sul ( integrada pelas regiões Sul, Sudeste e a parte meridional da Região Centro-Oeste), a Amazônica (englobando a Região Norte, a parte setentrional da Região Centro-Oeste e o Estado do Maranhão), e a Nordeste.
Dentro da estrutura da organização espacial brasileira, o Nordeste figura como periferia do centro econômico do país( Centro Sul - Região Sudeste - Estado de São pulo ). Nessa microrregião , as estruturas sócio-políticas e econômicas se apresentam muito cristalizadas e pouco permeáveis a transformações, além de ser uma área de evasão populacional e Ter problemas seríssimos quanto à estrutura fundiária, altos índices de natalidade e mortalidade, baixa expectativa de vida, alta taxa de analfabetismo etc.
As melhorias econômicas pelas quais a região vem passando nas duas últimas décadas, amparadas principalmente numa política de incentivos fiscais, ainda não corresponderam a uma melhoria do nível social da população.
A Amazônia passou a representar, a partir da Segunda metade do século XIX, o papel de fronteira de recursos do país. Desde essa época, ela foi se transformando numa área de expansão para onde têm se dirigido populações de outras regiões, inclusive do Centro Sul. Amparada também numa política de incentivos fiscais, a agropecuária, a indústria e o extrativismo mineral vem transformando rapidamente a região, o que trouxe, porém, uma série de conseqüências negativas, especialmente no campo social e no ecológico.
No Campo social, por exemplo, a desordenada ocupação da região trouxe graves conflitos em relação à posse de terras em várias áreas. Conflitos envolvendo pequenos agricultores, posseiros, grandes proprietários, garimpeiros, comunidades indígenas etc. continuam sendo divulgadas praticamente todos os dias pela imprensa. E, no campo ecológico, o desmatamento predatório e indiscriminado acendeu uma polêmica mundial a respeito da preservação do meio ambiente na Amazônia.
Os gritantes desequilíbrios regionais do Brasil podem trazer conseqüências sérias de natureza geopolítica. É o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) que alerta:

"Na mesma medida em que tamanho e grandeza de um país desenham um papel crítico na significação desse país no contexto mundial, as diferenças internas são essenciais ao equilíbrio e à própria viabilidade do país. Contudo, formas exageradas de concentração, tanto no que se refere à concentração de riqueza ao longo da hierarquia das pessoas, como nas unidades regionais do país, são focos de instabilidade social e, por via de conseqüência, instabilidade política. Isso quer dizer que um objetivo nacional fundamental e permanente, que é o de assegurar a estabilidade social interna, para garantir o progresso geral do país, é afetado, em suas próprias bases, por eventuais excessos de concentração." (in Brasil - uma visão geográfica dos anos 80.)

Bibliografia: Adaptado de: Olic,Nélson Bacic, 1947- Geopolítica da América Latina / Nelson Bacic Olic. - São Paulo : Moderna, 1992. - ( coleção polêmica) 40 a 44.


Nenhum comentário:

Postar um comentário