Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

domingo, 7 de agosto de 2011

Paidéia – o ideal grego para a humanidade


Estudar a cultura clássica grega é, ao mesmo tempo, viajar no tempo surpreendendo-se com a contemporaneidade das idéias daquela civilização e maravilhar-se com a beleza do amor grego pela própria cultura, pelo conhecimento, pelo desenvolvimento do pensamento crítico e a filosofia.
Os gregos criaram o conceito de Paideia: a educação pela cultura, a tradição, a literatura, a ética, a justiça, a liberdade, o conhecimento, a virtude. Não há como traduzir Paidéia numa só palavra, são todos esses valores juntos como meio para alcançar a excelência humana.
A cultura grega causou admiração mesmo nos povos que a conquistaram. O desenvolvimento pressupõe a busca por conhecimento; a educação é um processo consciente de construção do conhecimento que, por sua vez, provém as bases para o exercício da ética.
O cidadão grego era parte integrante de uma sociedade coletiva, no sentido de que a educação não é propriedade de um ser individual; ela pertence à comunidade. O valor de um homem estava nas qualidades que ele dividia com toda a humanidade.
A literatura era a expressão de toda a cultura – ela eterniza o pensamento humano. Para os gregos, mais do que a palavra, o ideal pedagógico da nobreza era o exemplo. Os poemas épicos contam sobre os heróis; o poeta faz o papel de educador do seu povo no mais amplo sentido.
Até hoje, a distinção entre mitologia e história não existe. Besteira tentar dissociá-las, não porque não seja possível – e me parece que, de fato, não é –, mas porque não importa. No processo de construção do conhecimento, a cultura basta por si.
Para se aprofundar no assunto:“Paideia: a formação do homem grego”
W Jaeger, A Parreira – 1986 – Martins Fontes
*Texto baseado em excertos da aula “Paidéia – A Formação do Homem Grego” do prof. Cyro del Nero, USP, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário