Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Pensamento Pedagógico Renascentista


Este pensamento se caracterizava por uma revalorização da cultura greco-romana. Foi essa nova mentalidade que influenciou a educação tornando-a mais prática, incluindo a cultura do corpo e substituindo processos mecânicos por outros mais agradáveis.
Foram as grandes navegações do século XVI e a invenção da imprensa realizada por Gutemberg que exerceram grande influência neste pensamento pedagógico.
A educação renascentista preparou a formação do homem burguês e, por isso, essa educação não chegou às massas populares. Foi caracterizada pelo elitismo, pelo aristocracismo e pelo individualismo liberal. Atingia principalmente o clero, a nobreza e a burguesia nascente.
Os principais educadores renascentistas foram:
Vittorino da Feltre (1378-1446);
Erasmo Desidério (1467-1536);
Juan Luís Vives (1492-1540);
Fraçois Rabelais (por volta de 1483-1553); e
Michel de Montaigne (1533-1592).

A Reforma Protestante foi considerada a primeira grande revolução burguesa. Iniciada pelo monge Martinho Lutero (1483-1546), teve como conseqüência a transferência da escola para o controle do Estado, nos países protestantes. Mas não consistia ainda em uma escola pública, leiga, obrigatória, universal e gratuita, como é entendida atualmente. Era uma escola pública religiosa.
A Igreja Católica reagiu à Reforma Protestante através do Concílio de Trento e da Companhia de Jesus. Em 1542 organizou a Inquisição para combater o protestantismo e toda forma herética de doutrina cristã.
Dentre os reformadores cristão, destaca-se João Calvino (1509-1564) que deu ao protestantismo suíço e ao francês sua doutrina e organização.
Os jesuítas tinham como objetivo converter os hereges e alimentar os cristãos vacilantes. A educação jesuíta encaminhou-se para a formação do homem burguês. Seu fundador foi Inácio de Loyola (1491-1556). Nesta educação tudo estava previsto, incluindo a posição das mãos e o modo de levantar os olhos. Tinha como lema a obediência ao papa até a morte. Os jesuítas desprezaram a educação popular, para o povo sobrou apenas o ensino dos princípios da religião cristã.

Fonte: www.sfc.br      



Nenhum comentário:

Postar um comentário