Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

domingo, 7 de agosto de 2011

O Pensamento Pedagógico Medieval



Com a decadência do Império Romano e as invasões dos "bárbaros" acaba a influência greco-romana. A Igreja Cristã sucedeu à cultura antiga preservando-a, porém submetendo-a a sua ideologia.
Do ponto de vista pedagógico, Cristo havia sido um grande educador, ao mesmo tempo que dominava a linguagem erudita, sabia também comunicar-se com o povo mais humilde. Foi justamente essa tradição que fez o sucesso da Igreja e dos futuros padres, que saíam do meio camponês e dominam até hoje uma dupla linguagem, a popular e a erudita.
Surge um tipo histórico de educação. As culturas precedentes forma substituídas pelo poder de Cristo, critério de vida e verdade. Alguns nomes importantes podem ser destacados neste época:

São Paulo (a.C. -entre 62 e 68);
Clemente de Alexandria (por volta de 150-entre 211 e 215);
Orígenes (por volta de 185-254);
São Gregório (por volta de 330- por volta de 389);
São Basílio (329-379);
Santo Agostinho (354-430).

Criaram ao mesmo tempo uma educação para o povo, catequética, dogmática, e uma educação para o clérigo, humanista e filosófico-teológica. Os estudos medievais compreendiam :
- o trivium: gramática, dialética e retórica;
- o quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música.
A Igreja não se preocupava com a educação física, porque considerava o corpo pecaminoso, tinha de ser sujeitado e dominado.
A criação das universidades de Paris, Bolonha, Salerno, Oxford, Heidelberg e Viena foi um fato muito importante ocorrido na Idade Média. Elas desenvolveram sobretudo três métodos: as lições, as repetições e as disputas. Representaram e representam ainda hoje uma enorme força nas mãos das classes dirigentes.
Nesta época discutia-se a gratuidade do ensino e o pagamento dos professores. Constatou-se na Idade Média que o saber universitário aos poucos foi se elitizando, guardado em Academias, submetido à censura da Igreja e burocratizado pelas Cortes.

Fonte: www.sfc.br      



Nenhum comentário:

Postar um comentário