Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

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Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Pensamento Pedagógico Iluminista


A Revolução Francesa pôs fim a Idade Moderna, na qual predominou o regime absolutista. Entre os iluministas destaca-se:


Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) resgata a relação entre a educação e a política. A partir dele, a criança não seria mais considerada um adulto em miniatura, mas sim como um ser que vive em seu mundo próprio; a criança nasce boa, o adulto, com sua falsa concepção da vida, é que perverte a criança.

Nunca se havia discutido tanto a formação do cidadão através das escolas como durante os seis anos de vida da Revolução Francesa. A educação não deveria apenas instruir, nem reprimir ou modelar. Baseado na teoria da bondade natural do homem, Rousseau sustentava que só os instintos naturais deveriam direcionar.
É ele também que divide a educação em três momentos: o da infância, o da adolescência e o da maturidade. Só na adolescência deveria haver desenvolvimento científico mais amplo e estabelecimento da vida social.
As idéias revolucionário tiveram influência em outros países, principalmente na Alemanha e na Inglaterra que criaram seus sistemas nacionais de educação, e na América do Norte, que expandiu a participação do Estado na educação.
Froebel (1782-1852) idealizou os jardins de infância, pois acreditava que o desenvolvimento da criança dependia de uma atitude espontânea, uma atitude construtiva e um estudo da natureza. Depois dele os jardins de infância se multiplicaram até fora da Europa e suas idéias ultrapassaram a educação infantil.

Kant

Emanuel Kant (1724-1804) acreditava que o homem é o que a educação faz dele através da disciplina, da didática, da formação e da cultura.

Depois de tantos séculos de sujeição feudal à Igreja, a burguesia estava arrancando daquela o monopólio da educação. Apresentava uma teoria educacional nova, revolucionária, que afirmava os direitos dos indivíduos. Entretanto, a nova classe mostrou que não estava de todo em seu projeto a igualdade dos homens na sociedade e na educação. Uns acabaram recebendo mais educação do que outros. A educação popular deveria fazer com que os pobres aceitassem a pobreza, esse era o princípio fundamental da educação burguesa. À classe dirigente era dada a instrução para governar e à classe trabalhadora a educação para o trabalho.
Fonte: www.sfc.br     






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