Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

sábado, 25 de junho de 2011

Primeira Oficina de Ambiente Terra e Vida

Campus II da Uniube - 19/07/2013

Os Bens Minerais e suas importância em uma construção civil e para toda sociedade.

Os bens minerais têm uma importância significativa para a sociedade, a tal ponto que as fases de evolução da humanidade são divididas em função dos tipos de minerais utilizados: idades da pedra, do bronze, do ferro, etc.
Nenhuma civilização pode prescindir do uso dos bens minerais, principalmente quando se pensa em qualidade de vida, uma vez que as necessidades básicas do ser humano - alimentação, moradia e vestuário - são atendidas essencialmente por estes recursos.
Uma pessoa consome direta ou indiretamente cerca de 10 toneladas/ano de produtos do reino mineral, abrangendo 350 espécies minerais distintas. A construção de uma residência é um exemplo desta diversidade.
Sua casa vem da mineração
Elemento construtivo e principais substâncias minerais utilizadas

tijolo :argila
bloco: areia, brita, calcário
fiação elétrica: cobre, petróleo
lâmpada: quartzo, tungstênio, alumínio
fundações de concreto: areia, brita, calcário, ferro
ferragens: ferro, alumínio, cobre, zinco, níquel
vidro: areia, calcário, feldspato
louça sanitária: caulim, calcário, feldspato, talco
azulejo: caulim, calcário, feldspato, talco
piso cerâmico: argila, caulim, calcário, feldspato, talco
isolante - lã de vidro: quartzo e feldspato
isolante - agregado: mica
pintura - tinta: calcário, talco, caulim, titânio, óxidos metálicos
caixa de água: calcário, argila, gipsita, amianto, petróleo
pias :mármore, granito, ferro, níquel, cobalto
encanamento metálico: ferro ou cobre
encanamento PVC: petróleo, calcita
forro de gesso: gipsita
esquadrias: alumínio ou ligas de ferro-manganês
piso pedra: ardósia, granito, mármore
calha: ligas de zinco-níquel-cobre ou fibro-amianto
telha cerâmica: argila
telha fibro-amianto: calcário, argila, gipsita, amianto
pregos e parafusos: ferro, níquel
e outros equipamentos e bens que nos garantem qualidade de vida também
Rodovia, ferrovia, hidroelétrica, termoelétrica, computador, televisão, fogão, geladeira, combustível, alimentos - corretivo de solo, fertilizante, defensivo agrícola, lápis, papel, borracha, giz, louças, talheres, panelas, martelo, serra, torno, automóvel, avião, barco, medicamento, perfumaria, água ...

Terra Roxa
           Terra roxa é um tipo de solo bastante fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas basáltica, pertencentes à Formação Serra Geral e originadas do maior derrame vulcânico que o planeta já presenciou, causado pela separação do antigo supercontinente Gondowa nos atuais continentes América do Sul e África e datada da Era Mesozóica. É caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devido a presença de minerais de ferro.
          No Brasil, esse tipo de solo aparece nas porções ocidentais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul, destacando-se sobretudo nos últimos quatro estados - Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul- por sua qualidade.
          Historicamente falando, esse solo teve muita importância, já que, no Brasil, durante o fim do século XIX e o início do século XX, foram plantadas nestes domínios, várias grandes lavouras de café, fazendo com que surgisse várias ferrovias e propiciasse o crescimento de cidades, como São Paulo, Londrina, Itu, Ribeirão Preto e Campinas. Atualmente, além do café, são plantadas outras culturas, como algodão,cana-de-açúcar e laranja.
          O nome terra roxa é dado a esse tipo de solo, devido aos imigrantes italianos que trabalhavam nas fazendas de café, referindo-se ao solo com a denominação terra rossa, já que rosso em italiano significa vermelho. E, devido a similaridade entre essa palavra, e a palavra "roxa", o nome "terra roxa" acabou se consolidando.
        O solo de terra roxa também existe na Argentina, aonde é conhecida como "tierra colorada" (terra vermelha), bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Feldspato
Feldspato (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tecnossilactos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. Cristalizam nos sistemas triclínico ou monoclínico.
Eles cristalizam do ma tanto em rochas intrusivas quanto extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatitas e se desenvolvem em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados em alguns tipos de rochas sedimentares.

Usos e aplicações
Os feldspatos possuem numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor em alcalis e alumina. As aplicações mais importantes são: 
  • Fabrico de vidro (sobretudo feldspatos potássicos; reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro).
  • Fabrico de cerâmicas (são o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas).
  • Como material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas devido à sua boa dispersibilidade, por serem quimicamente inertes, apresentarem pH estável, alta resistência à abrasão e congelamento e pelo seu índice de refracção (nestas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos).
  • Produtos vidrados, como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações eléctricas.
  • E ainda, em eléctrodos de soldadura, abrasivos ligeiros, produção de uretano, espuma de látex, agregados para construção...
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arenito

           Arenito (arenito) - é encontrado na forma de placas ou em diversos tipos de corte e forma o chamado mosaico português, quando utilizado em calçamentos em conjunto com o basalto e o mármore. Pode aparecer também em paredes, conferindo um aspecto rústico aos ambientes. Usado apenas no estado bruto, a limpeza requer apenas água e sabão freqüentemente.
Mármore


          Mármore - rocha metamórfica, formada por carbonato de cálcio e outros componentes minerais que definem sua cor, é um revestimento nobre encontrado nas mais diversas tonalidades, do branco ao preto. No Brasil já foram catalogados mais de trinta tipos diferentes, sem contar os importados. De forma geral, é bastante durável e resistente a impactos, embora se desgaste facilmente quando sujeito à abrasão. É recomendado para pisos e paredes em ambientes internos, desde que não haja uma circulação excessiva de pessoas. Aceita todos os tipos de tratamento e pode ser limpo com água e sabão neutro. O travertino apresenta fissuras que exigem estuque para uso como revestimento, por isso a limpeza éfeita somente com pano úmido. 
Ardósia

          Ardósia - de preço acessível e usada em sua forma bruta na maioria das vezes, apresenta ótimos resultados tanto em áreas internas como externas. Seu uso se dá em mesas de jardim, bancadas, pisos, paredes, quadras de tênis, etc. É uma pedra mole que pode ser arranhada com facilidade. Pode ser lustrada, ganhando brilho razoável. É encontrada nas cores cinza, rosa, verde e preto. Para limpeza usa-se apenas sabão neutro, evitando escovas e outros abrasivos.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário