Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

quinta-feira, 30 de junho de 2011

1º Fórum: Idade Média – Poder, Religião e Crise Social.


1 – Celeiro; estábulo
2 - Igreja
3 - Ferraria
4 - Campos de pastagem comuns
5 - Campos cultivados senhoriais
6 - Pântano
7 - Forno
8 - Solo improdutivo
9 - Terra de pousio
10- Bosque
11- Campos cultivados pelos camponeses
12- Pomar
13- Prado
14- Moinho
15- Castelo
16- Casa do pároco
17- Aldeia


Tem-se acreditado que a Idade Média tenha começado com a queda do Império Romano em 476 e durou cerca de 1000 anos, até 1450.
Os bárbaros eram prevalentes na maioria das civilizações europeias da Idade Média. Os bárbaros não todos primitivos, nem eram bárbaros. O termo significa, basicamente estrangeiro.
A vida era muito difícil na Idade Média. Muito poucas pessoas sabiam ler ou escrever. O povo pensava que o destino determinou sua existência, e portanto, havia pouca esperança para melhorar a sua condição.
Com a queda do império romano não havia mais soldados e nem leis para protegerem os pobres, isto os levaram a se voltarem aos senhores feudais para manter a paz e para agir em seu nome. Esta vontade de ser governado pelos senhores levou o início do feudalismo. Alguns camponeses eram livres, mas a maioria tornou-se servos para o senhor.
O rei concedeu subsídios terras, feudos, aos nobres e às vezes para a Igreja em troca do uso de seus soldados ou sua influência sobre os cidadãos de proteger a terra.
Os nobres tinham o mais alto status. Eles possuíam a maior parte da riqueza e da terra. O clero pode ser rico ou pobre, dependendo do título e quanta influência tinham sobre o povo.
Os monges ensinavam os meninos ricos de famílias nobres como ler e escrever latim. Os alunos começaram a aprender com as sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. As meninas não foram ensinados a ler ou escrever.
Filhos dos pobres gastaram seu tempo de trabalho nos campos e cuidar da casa. Eles aprenderam o que precisavam saber para sobreviver na sociedade.
Os servos geralmente viviam em comunidades que eram governadas pelos nobres locais. Eles não podiam deixar a mansão ou mesmo casar sem a permissão do senhor. Eles trabalham nos campos, cuidavam dos animais, construindo e cuidando dos edifícios, e da confecção de roupas e tudo mais que o trabalho exigi do manual. Eles poderiam comprar sua própria liberdade e torna-se homens livres, mas esta foi uma tarefa difícil e muitas vezes não cumprida.
O conhecimento médico era muito limitada, e portanto, cuidados de saúde era geralmente dominados por mitos, folclores e supertição.
A música e a arte foram importante na Idade Média. Grande parte deste foi influenciado pela Igreja.
A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas cruzadas;
- O aumento da circulação de moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;
- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;
- As cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;
- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contrataria exércitos proporcionais. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário